Acervo Marias Felipas

MATERIAL DE CONSULTA, FORMAÇÃO E ENSEJO DE CONVERSAS

nossos vídeos

Roda de Debates (2020) – GÊNERO NA CAPOEIRA

O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Antropologia e Política (GAP), da linha de pesquisa “Política e práticas culturais brasileiras de matriz africana” do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), coordenado pelo professor Celso de Brito, em parceira com o Grupo Diálogos Urbanos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinares da Universidade da Integração Luso Afro-Brasileira (UNILAB), coordenado pelo professor Ricardo Nascimento. Neste evento, reuniremos mais de 70 especialistas, entre pesquisadorxs, capoeiristas e pesquisadorxs-capoeiristas de diferentes vertentes, áreas do conhecimento e instituições nacionais e internacionais para compor uma grande roda virtual em torno de questões candentes na sociedade atual, tendo como eixo central as análises sobre a capoeira..


Radio capoeira social Argentina, entrevista con Maria L. Schaufler

Maria Laura es capoerista y es referente del grupo Onda de capoeira social hace años que lleva adelante un interesante trabajo de inclusion y militancia para despertar conciencia sobre las pautas de igualdad de genero y deconstruccion machista.


Quem vem lá

Quem vem lá?Filme concebido por Christine Zonzon a partir de entrevistas e estudos sobre a permanência e resistência de mulheres no ambiente sexista da capoeira.Exibido no evento Mulheres em Jogo-primeira edicao em julho de 2017,na UFBA, Sao Lázaro.


Pesquisa em Debate: Corporeidade e Educação

Os estudos epistemológicos a respeito da corporeidade pode nos permitir verificar as possibilidades de comunicação entre as várias áreas do conhecimento e, ao mesmo tempo, entre as várias dimensões que constituem o ser humano. Este foi o centro da temática do Pesquisa em Debate, que reuniu os pesquisadores João José de Santana Borges, Doutor em Ciências Sociais e professor da UNEB/PPGESA, e a pós doutoranda em Ciências Sociais Christine Zonzon, da UFBA sob a mediação da jornalista e mestranda do PPGESA Ingryd Hayara Santos. Promovida pelo NUPE/DCHIII e o PPGESA, campus Juazeiro. Conheça as pesquisas dos professores que discutiram o tema Corporeidade e Educação.


Vídeo da live: Movimento Angoleiras de Goiânia convidam Marias Felipas pra falar sobre o Ducumentário “Mulheres da Pá Virada!

Capoeira en Santa Fe: CAPOEIRA ONDA

“Capoeira Feminista: combater a violência tanto na pequena quanto na grande roda”

biblioteca digital

teses e dissertações

Trabalhos acadêmicos de referência na peaquisa em: gênero, capoeira, a mulher na capoeira, corpo, tradição, masculinidade, patrimônio imaterial, entre outros temas.

Outras referências

Temas diversos que você não pode perder

Indicamos

o canhoto gama

Gazeta Gamense de Cultura e Política LEIA

Link do Instagram.


capoeira onda

Grupo de Capoeira de Rúa, de perfil cultural y social. Santa Fe. Instructora Pensadora. Asociación de Capoeira de Rua Berimbau. Mestre Militar

Instagram.

movimento angoleiras de goiânia

Coletivo de mulheres capoeiristas que se uniram para praticar e estudar essa arte ancestral em espaços que coloquem a mulher como protagonista .

Instagram.


pimentas de angola

Capoeira, pesquisa e feminismo.

Instagram.