CAMPANHA CONTRA CONCURSOS DE BELEZA SEXISTAS NA CAPOEIRA

Recentemente fomos surpreendidas pela divulgação do resultado de um concurso Miss capoeira realizado na Bahia com apoio financeiro da Secult via lei Aldir Blanc. O Primeiro critério de avaliação citado, pasmem, era a beleza!

Diante de tamanho retrocesso, fomos tomadas pela vontade de tensionar esse conceito de Miss que coloca a mulher e seu corpo numa vitrine de padrões. Como podem ver muitas revistas, ainda na década de 90, se utilizavam desse conceito para atribuir a presença de mulheres na capoeira pelo viés da estética.

Se observar com um olhar atento, perceberá de que modelo estamos falando. Tem cor, raça, e biotipo. Isso já era inaceitável naquela época, ainda mais hoje, século 21. Não compactuamos com esses concursos que instituem ou reforçam a objetificação dos nossos corpos. E por isso estamos lançando uma campanha.

Convidamos você a participar desta campanha com intervenção nas redes sociais contra concursos de beleza. A ideia é compartilhar fotos em nossas redes virtuais para demonstrar o absurdo sexista deste tipo de iniciativa marcada, principalmente pela objetificação e padronização do corpo da mulher. É muito simples:

Você tira uma foto expressando o que sente a respeito de concursos de beleza, envia pra gente e depois posta em suas redes virtuais, como instagram e facebook, nos marcando.

@mariasfelipas

#abaixoconcursosdebelezanacapoeira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s