Angoleiras de Upaon Açu

Reconhecemos a musicalidade como parte da identidade cultural da capoeira, seu elemento de transmissão de histórias, saberes e visões de mundo. Por isso, acreditamos ser imprescindível apoiar a iniciativas de criação de musicalidades que não sejam criadas por homens cis heterosexuais, e que contem histórias e cantigas outras, livres de sexismo e da representação dominante do homem valentão, viríl como figura símbolo da identidade da capoeiragem. O registro sonoro realizado pelo grupo Angoleiras de Upoan-Açu quebra esse padrão e traz poderosas vozes de mulheres que já estão há muitos anos nessa caminhada, ganhando chão e força dentro da capoeiragem!

Chamamos toda a comunidade da capoeira (e fora também) para colaborarem com a campanha de financiamento coletivo aqui.



Na década de 90, no laborarte, mulheres incomodadas com a invisibilidade (ou visibilidade deturpada e mesmo objetificada) das mulheres na capoeira ludovicense, criaram o grupo Mulheres Capoeiras que pretendia por luz sobre essa problemática. De lá pra cá, floriram outras versões e outras participações movidas pelas necessidades e ressignificações dos tempos….
Como uma continuidade e nova floração, em 2017 nasce o coletivo “Angoleiras de Upaon-açu”, com a forte presença de Mestra Samme, Gleise e Marcinha, figuras de vanguarda nesse movimento que agora é composto por mulheres capoeiristas de várias linhagens e descendências.
A intenção primeira foi revelar essas presenças- que estão acompanhadas da herança ancestral-em áudios de rodas ao vivo conduzidas apenas por mulheres. Vozes que ecoam, em cantigas, histórias passadas e um outro futuro que há por vir.
São 10 horas de captação que afirmam que as mulheres capoeiras existiram, existem e existirão. Segurando o Gunga, o Médio e a Viola e o que elas quiserem.

A guiança é das Deusas,
O processo é atemporal e de muita riqueza.
O destino é encontrar a capoeira que prega libertação.
O sentido é honrar as que vieram antes, as que estão no agora e as que virão depois!

É chegada a hora de compartilhar essa feitura musical com todes que vivem ou se sentem chamados a conhecer o mundo encantado da capoeira.
Pra isso a gente conta com teu apoio, tua empatia, tua mandinga, tua sensibilidade
Acesse aqui o site da Benfeitoria pra sacar nossa campanha e faz tua colaboração, seja qual for, a que cabe no teu coração e no teu bolso.
O coletivo entoa e emana um canto de gratidão por tua participação!


IE chegou a hora, IE pro mundo a fora câmara!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s