CAPOflora faunaEIRA

Capoflora Faunaeira é exercício de observação.

  Para as crianças, muito o que observar, descobrir, (re)conhecer nessas linhas e desenhos de muitas mãos e corações. Ficou mais bonito que imaginávamos! A experiência e vivência de sermos rede nos levou a um processo de dia a dia, com sucessos e embates, evoluções e desistências, revisões e improvisos, mas, também, nos levou a um colorido resultado que deixa claro a todos nós que vale a pena estarmos juntos e sermos diversos. Algo, aliás, que  a natureza sempre ensinou e a capoeira ressignificou quando surgiu misteriosamente e transformou a flora e fauna do entorno em gestual junto a belos e raramente reconhecidos ofícios fundamentais para a construção de um povo e seu território. Demos vazão a nossa história oral e ao vasto imaginário que nos envolve enquanto capoeiristas, independente da idade. Não tem documentação provando nada… mas tem cantiga antiga “pra daná”, corpos que carregam, seguram, fingem, negaceiam, negociam, viram de ponta cabeça, se fecham, se abrem, viram bichos, caem, levantam, sacodem a poeira, dão volta ao mundo.

  Melhor brincadeira não há! Qualquer criança entende a proposta da capoeira com rapidez.

“Lá vai ter cabeçada de acoite,

Destreza, dramatização.

Cada animal com seu golpe fatal

Pra se defender de agressão’

(Mestre Gato Góes)

  Para os adultos, principalmente os que trabalham com capoeira, registramos nosso desejo que cada linha e cada desenho possam criativamente se tornar uma conversa,um movimento, uma dinâmica, uma oportunidade de contribuir para exercitarmos o pensamento, a dedução, a dúvida, a conclusão. Assim, pensamos contribuir para o nada fácil processo da  emancipação de um povo em processo de conscientização acerca do valor da sua identidade cultural.

  Cada linha e desenho desse livro existem para provocar… como um jogo de capoeira: provocar no outro o exercício de soluções criativas, para que ele (ou ela!!) provoque o mesmo exercício em você!  Outro dos nossos objetivos é contribuir e incentivar uma maior criação e produção de materiais sobre capoeira de qualidade a serem ofertados a crianças. Que possa esse livro inspirar diálogos, convivências, rodas, discussões, ‘pedagogingas’, estudos, visitas e cuidados com mestras e mestres detentores (e defensores) da cultura.  

Salve a pequena e a grande roda! Salve nossos ancestrais! Salve Kalunga! Iê, camaradinha!

Coordenação de CAPOflora faunaEIRA: uma Arte Brasileira.

https://www.flickr.com/photos/139330350@N08/

40916249662_0db23f2ec3_z27087124798_9b1242fcaf_z40087531450_b16380b93a_z39148509430_fa85dc940a_z40064558675_333aafb54e_z

CONTATO

Email- maltadaserra@yahoo.com.br/ lilupimenta@gmail.com

Telefone- (71)30260802

Whatsapp- (71) 982112040

Facebook- http://www.facebook.com/capoflorafaunaeira/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s