Capoflora Faunaeira é exercício de observação.
Para as crianças, muito o que observar, descobrir, (re)conhecer nessas linhas e desenhos de muitas mãos e corações. Ficou mais bonito que imaginávamos! A experiência e vivência de sermos rede nos levou a um processo de dia a dia, com sucessos e embates, evoluções e desistências, revisões e improvisos, mas, também, nos levou a um colorido resultado que deixa claro a todos nós que vale a pena estarmos juntos e sermos diversos. Algo, aliás, que a natureza sempre ensinou e a capoeira ressignificou quando surgiu misteriosamente e transformou a flora e fauna do entorno em gestual junto a belos e raramente reconhecidos ofícios fundamentais para a construção de um povo e seu território. Demos vazão a nossa história oral e ao vasto imaginário que nos envolve enquanto capoeiristas, independente da idade. Não tem documentação provando nada… mas tem cantiga antiga “pra daná”, corpos que carregam, seguram, fingem, negaceiam, negociam, viram de ponta cabeça, se fecham, se abrem, viram bichos, caem, levantam, sacodem a poeira, dão volta ao mundo.
Melhor brincadeira não há! Qualquer criança entende a proposta da capoeira com rapidez.
“Lá vai ter cabeçada de acoite,
Destreza, dramatização.
Cada animal com seu golpe fatal
Pra se defender de agressão’
(Mestre Gato Góes)
Para os adultos, principalmente os que trabalham com capoeira, registramos nosso desejo que cada linha e cada desenho possam criativamente se tornar uma conversa,um movimento, uma dinâmica, uma oportunidade de contribuir para exercitarmos o pensamento, a dedução, a dúvida, a conclusão. Assim, pensamos contribuir para o nada fácil processo da emancipação de um povo em processo de conscientização acerca do valor da sua identidade cultural.
Cada linha e desenho desse livro existem para provocar… como um jogo de capoeira: provocar no outro o exercício de soluções criativas, para que ele (ou ela!!) provoque o mesmo exercício em você! Outro dos nossos objetivos é contribuir e incentivar uma maior criação e produção de materiais sobre capoeira de qualidade a serem ofertados a crianças. Que possa esse livro inspirar diálogos, convivências, rodas, discussões, ‘pedagogingas’, estudos, visitas e cuidados com mestras e mestres detentores (e defensores) da cultura.
Salve a pequena e a grande roda! Salve nossos ancestrais! Salve Kalunga! Iê, camaradinha!
Coordenação de CAPOflora faunaEIRA: uma Arte Brasileira.
https://www.flickr.com/photos/139330350@N08/
CONTATO
Email- maltadaserra@yahoo.com.br/ lilupimenta@gmail.com
Telefone- (71)30260802
Whatsapp- (71) 982112040